A passagem de Yoani Sánchez pelo Brasil

Yoani: luta pela liberdade de expressão
A blogueira cubana Yoani Sánchez, em sua rápida passagem pelo Brasil, provocou alvoroço e reações adversas por onde passou. Desde sua chegada, no aeroporto de Recife, vários grupos se mostraram contrários à sua visita, portando de cartazes que incitavam a influência da CIA nas opiniões dela e que ela seria a favor das medidas americanas quanto aos cubanos.

Composto, quase na sua totalidade, de socialistas ferrenhos, os protestantes provocaram até uma perda de controle do senador Eduardo Suplicy, que, rebatendo o grito de um deles, esbravejou: "você não leu o que ela escreveu" e "ela não é a favor do bloqueio" (embargo econômico, comercial e financeiro que os EUA têm com Cuba).

Quando foi passar um vídeo expondo algumas ideias, os petistas só fizeram jogar bolinhas de papel e xingar. Além de demonstrarem total desrespeito a um dos princípios básicos da constituição brasileira (o da liberdade de expressão), ainda a desrespeitaram moralmente. Tanto ao episódio do aeroporto quanto a esse, ela apenas disse que achou bom que as pessoas no Brasil tenham tanta liberdade para protestarem, já que no país dela isso não é permitido.

Cuba: carros velhos e vida estagnada
Agora, me digam, como alguém pode apoiar um regime como o de Cuba? Duvido que algum dos protestantes tenha ido a esse país ou sequer tenha lido sobre como ele funciona. Fome? Cuba não tem. Mas, em compensação, as pessoas não podem mudar seu padrão de vida, terem quantos carros quiserem, além de muitas outras limitações. Me respondam, pode-se achar um sistema como esse justo?

O capitalismo também tem seu lado ruim, mas esse sistema, diferentemente do socialismo, oferece oportunidades para as pessoas, dependendo das suas habilidades pessoais, melhorarem ou não de vida. Esse é o grande diferencial entre os dois, e o que me faz acreditar cada vez mais no mundo capitalista, mesmo com todas as suas partes ruins.

O motivo dessa crença vem depois de admitir que o outro sistema também tem uma série de pontos negativos, sendo o único diferencial que o socialismo pode ou não ser bem implantado, e depende do Estado, ou seja, quando é bom, tudo está bem, quando é ruim, se segurem (vide Cuba). O capitalismo é excelente porque a iniciativa privada é um conjunto, e não um só elemento. A economia gira muito mais rapidamente em países capitalistas do que em socialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Caetano Veloso

Discografia comentada: Chico Buarque

Karma - Karma (1972)