Vem pra rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil

Manifestantes em São Paulo
É, parece que os brasileiros gostaram dessa propaganda. Só que saíram pras ruas com um ano de antecedência. Brincadeiras à parte, no facebook as pessoas estão criando grupos de "vem pra rua", seguido do nome da cidade. E é assim que nós vamos contar a história pros nossos filhos, os dias de semi-apocalipse que o Brasil viveu.

Começando por causa do aumento de preço da passagem do ônibus, pouco tempo depois as revoltas já estavam generalizadas: contra o investimento excessivo nos estádios, a falta de educação de qualidade no país, a falta de hospitais e de infraestrutura. Enfim, resolveram protestar sobre o que a sociedade deveria ter aberto os olhos há muito tempo: que o Brasil precisa de mudanças.

Protesto em Belo Horizonte
A maioria dos manifestantes de hoje, dia 17, agiram de forma pacífica. Apenas um pequeno grupo foi além do protesto (tocaram fogo num carro no RJ e invadiram a cobertura do congresso em Brasília). Aqui em Fortaleza, no centro, também houve manifestação. Pessoas com a máscara do anonymous não foram raras nesses protestos.

Eu espero que isso tudo tenha realmente uma resposta dos políticos. Alguma coisa está errada, não é, senhora Dilma? Vamos investir mais no que interessa, e deixar a política do "pão e circo" (no caso, circo sendo a Copa do Mundo).

Pra fechar, o rock de Renato Russo acaba sintetizando o espírito de revolta: "somos os filhos da revolução/somos burgueses sem religião/somos o futuro da nação/geração coca-cola".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)