Discos que adoro, mas que são considerados medianos

  • Beatles - For Sale
Talvez o álbum de menor sucesso dos "fab four", Beatles for Sale nos traz uma foto pouco chamativa e nome não tanto carismático. Porém, as músicas nele presentes são de extrema qualidade. "No Reply" tem uma das melhores melodias dessa fase dos Beatles, apesar de ter letra meio básica. "I'll Follow the Sun" nos mostra um Paul saudosista, cantando uma canção que tinha feito em 1960. Só que o destaque mesmo do álbum é "Eight Days a Week", música que conquistou sucesso no mundo todo, tornando-se talvez no único hit desse disco.


  • Bob Dylan - Nashville Skyline
Lançado em 1969, esse trabalho mostra um Dylan mais relaxado, sem se preocupar em ser revolucionário ou complexo. É sua investida no country, ainda que contenha músicas de outros estilos. Considerado morno, raramente é citado em listas de melhores discos do Dylan. Mas, pra mim, está entre os seus cinco melhores trabalhos.




  • Elton John - Blue Moves 
Considerado o primeiro fracasso comercial de Elton John, Blue Moves continua a ser, para mim, um álbum impressionante. Tem músicas sentimentais como "Tonight" e "Sorry Seems to be the Hardest Word", belas como "Chameleon" e agitadas como "Bite Your Lip". Com certeza, merece ser ouvido não só por quem é fã do artista, mas por qualquer apreciador da música pop.




  • Chico Buarque - Nº 4
Rejeitado pelo próprio artista, este álbum de 1970 foi feito no exílio, com voz e violão gravado na Itália e os arranjos, no Brasil. Contém pérolas criativas como "Essa Moça tá Diferente" e "Agora Falando Sério". A reflexiva "Gente Humilde" é uma das mais regravadas de Chico. A obscura "Nicanor", talvez a menos conhecida do álbum, me agrada bastante. Mas a faixa mais famosa é "Samba e Amor", num estilo parecido com "Cotidiano", do seu próximo trabalho.


  • Gilberto Gil - O Eterno Deus Mu Dança
Em 1989, o consagrado compositor Gilberto Gil lançou esse disco, que, com certeza, permanece como um dos mais desconhecidos, até para os fãs do artista. Abre-se com a faixa-título, que tem um ritmo dançante e arranjos bem feitos. A sua batida animada inicia de forma especial esse trabalho. Outro destaque é "De Bob Dylan a Bob Marley, Um Samba Provocação". 




  • Queen - Innuendo
O último álbum da banda nos traz um belíssimo grupo de canções. Para começar, a faixa-título, bastante complexa e extremamente bem interpretada por Freddie Mercury. "I'm Going Slightly Mad" é um pop meio triste, mas que também é bem bonito. Outros destaques são "These Are the Days of our Lives" e "The Show Must Go On". Esta última, parece ser um recado do artista, dizendo que o show deve continuar, mesmo depois de sua morte.



  • Wings - Back to the Egg
Extremamente mal recebido pela critica, o último disco da banda de Paul McCartney é um incrível trabalho. Começando por "Getting Closer", um rock frenético que já dá uma dica da qualidade das faixas seguintes. "We´re Open Tonight" tem uma melodia excelente e ritmo lento. Uma canção no estilo de Michael Jackson é "Arrow Through Me" e, pra fechar, "Rockestra Theme".

Comentários

  1. Tem vários, pra tu dar exemplo, mano. Tipo o "Music of my mind" do Stevie Wonder de 1972, ele é um puta disco bom, foi o q iniciou a nova fase dele q viria em diante tipo "Talking Book", "Songs in the key of life" mas tem umas músicas da hora lá tipo "Love having you around", "I love every little thing about you", "Superwoman", já escrevi sobre ele. Depois tem um do Elton John que é meio morninho pra alguns críticos, mas eu gosto pacas e logo o "Honky Chateau" e bem interessante os arranjos. Já na MPB, mano?! Sei lá, mas tem gente que considera do Caetano aquele "Cores, Nomes" que já tinha algo mais comercial pra época, outro que dizem ser mediano é o "Estrebucha baby" da Zizi q foi até o fim da fase pop dela, mas tem coisas boas tipo "Dedicado a você" e "Meu erro", gosto deste. Sei lá, velho, dava pra seguir com este post e citar mais outros aí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, defenda seu ponto de vista com educação e não use termos ofensivos. Comentários com palavras de baixo calão serão devidamente retirados.

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)