Pearl Jam - Ten (1991)
Boas melodias, letras e arranjos |
De "Once" a "Why Go", o álbum mantém o ritmo rápido e com o vocal marcante de Eddie Vedder. Em "Black", dá uma desacelerada. "I know someday you'll have a beautiful life / Eu sei que um dia você vai ter uma vida bonita" diz sua letra.
O garoto que deu origem à canção "Jeremy" |
Não gosto quando se referem a bandas como "os novos Beatles", até porque os parâmetros de avaliação são bem variáveis. Mas, com certeza, em termos de melodia, podemos dizer que o Pearl Jam alcança um nível de excelência formidável. Vale lembrar que Ten foi lançado dois anos antes de Pablo Honey, do Radiohead, e isso dá um ar de pioneirismo da banda nos anos 90.
Minha recomendação é que você confira o trabalho dos caras o mais rápido possível! Se você não for familiarizado com o rock alternativo, o Pearl Jam é uma boa iniciação ao meio.
Esse disco foi acontecendo e tirando a galerinha do pop que estava dando as caras nos anos 80, junto de "Nevermind" de uma banda aí chamada Nirvana. Quanto ao Eddie Vedder (ou seria Fauzi Beydoun), ele basicamente se tornou um dos porta-vozes de uma década que gritou em defesa dos fracos e oprimidos na época e hoje o público deve a ele pela identidade que o rock ganharia a partir de então.
ResponderExcluir