Chico Buarque - Chico Buarque (1989)

A charmosa "Morro Dois Irmãos" inicia esse disco de Chico Buarque, não tão bem quanto "O Velho Francisco" inicia o álbum anterior, mas consegue ser interessante. Com "Trapaças", a segunda faixa, a obra se mantém num bom patamar. "Na Ilha de Lia", composta em parceria de Edu Lobo, é lenta e charmosinha, mas não tão boa.

A introdução de "Baticum" lembra a de "Alagados", dos Paralamas do Sucesso. Nos seus versos, aparecem "Bia falou: ah, claro que eu vou / Clara ficou até o sol raiar / Dadá também saracoteou". A canção é animada e tocada num ritmo rápido. Ela foi composta em parceria com Gilberto Gil. "Permuta dos Santos", novamente feita com Edu Lobo, é um tanto divertida e tem uma parte cantada em coro.

E, enfim, chegamos à canção mais conhecida do álbum, "O Futebol", que diz "para estufar esse filó / como eu sonhei só se eu fosse o Rei / para tirar efeito igual ao jogador". O canto de Chico se mostra potente e, com a ajuda dos arranjos, forma um bom clímax.

"A Mais Bonita", cantada por Bebel Gilberto, é o ponto alto melancólico do disco."Uma palavra", que se inicia com um piano muito gostoso, tem um ritmo legal e boa melodia. "Tanta Saudade", parceria com Djavan, tem letra e arranjos muito bons, dizendo "procurei uma saída, o amor não vem, estava ficando louco". O álbum termina com a lenta, mas bonita, "Valsa Brasileira", sendo talvez a minha preferida de toda a obra.

  • Avaliação: C+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Caetano Veloso

Discografia comentada: Chico Buarque

Karma - Karma (1972)