Bob Dylan - Highway 61 Revisited (1965)

Highway 61 Revisited: segunda parte da revolução.
Por mais complexo que seja, vou fazer uma análise desse álbum. Mandar simplesmente vocês o comprarem (como fiz anteriormente), não chega nem perto de ser um review. Então resolvi fazer uma boa síntese do que ele significa (e aqui vai meu primeiro review de mais de um parágrafo).

Vamos voltar a 1965. Os Beatles tinham lançado Help! e o cenário musical estava meio estagnado desde o ano anterior. E eis que chega nas prateleiras das lojas de discos um álbum do Bob Dylan. Pra quem o avistou no dia em que foi lançado, pensou: "Não, depois de Bringing it All Back Home esse cara não faz mais nada. Ele deu todo seu talento nesse disco, duvido que esse seja bom".

E chega o momento em que a agulha toca o vinil e a mesma pessoa que outrora o subestimou, agora toma um choque. O som da revolução musical penetra nos seus ouvidos e ele se encanta com "Like a Rolling Stone". Ele ouve todo o álbum, pensa um pouco e constata: "esse cara é um gênio!".

Sendo o álbum mais aclamado pela crítica (depois de Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band), esse disco se consolidou como o melhor de Dylan. Mas atente para isso: se você ouvir ele todo, vai conhecer apenas 10% do melhor de Dylan. Melhor álbum não significa que o melhor dele esteja reunido nele. Mas uma parte está.

Comentários

  1. Eu tenho um review desse álbum escrito em um outro site, chamado Rate Your Music (http://rateyourmusic.com), e ele não é nada mais, nada menos que meu segundo disco predileto de sempre e meu favorito de Dylan.
    Nada chega perto em termos de variedade musical e, especialmente, em termos líricos. É algo fenomenal.

    (Sim, pesquisei artigos sobre Bob Dylan para encontrar esse post de 2011, hahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, cara! É mto bom, realmente. Eu, infelizmente, só o ouvi uma vez, para fazer esse artigo, hehe. Pouco me lembro do disco em si, tirando Like A Rolling Stone. Em compensação, Blonde On Blonde já tá quase furado pela agulha do meu toca-discos.

      Excluir
    2. Eu tenho uma vitrola em casa, mas poucos discos interessantes. Do próprio Dylan, só um, o Greatest Hits que tem "Lay Lady Lay", não tenho certeza se é o 2 ou o 1.
      Blonde On Blonde seria abusado por mim se eu o tivesse em vinil hahahah

      Excluir
  2. "Like a rolling stone" é uma das minhas faixas mais ouvidas no Last.fm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, defenda seu ponto de vista com educação e não use termos ofensivos. Comentários com palavras de baixo calão serão devidamente retirados.

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)