Discografia comentada: The Beatles

Please, please me - 1963
Assim como o disco de estreia de Bob Dylan, esse é um álbum que mostra os artistas quando não eram eles próprios. Sim, algumas músicas desse disco parecem ter sido compostas com pressa, sem valorizar a qualidade. Enfim, de músicas boas, tem "I Saw Her Standing There", a faixa-título e "Twist and Shout". B





With the Beatles - 1963
Essa é o primeiro aviso de que uma grande banda está emergindo. Com clássicos como "It Won´t be Long", "All My Loving", "Till There was You", "Please Mr. Postman", "I Wanna Be Your Man" e "Not a Second Time", ele se faz um excelente álbum. B+





A Hard Day´s Night - 1964
O primeiro disco deles que conta com apenas músicas de própria autoria. Com isso, talvez eles ainda se mostrassem um pouco despreparados para compor, porque metade do disco é ouro puro, e a outra, canções forçadas. A-






Beatles For Sale - 1964
Muitos desprezam esse álbum, mas eu não. Pelo contrário, o acho melhor do que alguns da primeira fase. De "No Reply" até "Everybody´s Trying to be my Baby", a obra consegue se manter em alta, mesmo com a estranha "Mr. Moonlight". A-





Help !- 1965
Se alguém me perguntasse que disco dos Beatles ouvir primeiro, eu aconselharia Sgt. Pepper e esse. As canções aqui são doces, tanto as de Lennon como de McCartney. Até a do Harrison, "I Need You", tem a melodia forte. A-





Rubber Soul - 1965
Esse é um grande disco e se faz um marco na mudança de estilo da banda. Qualquer traço de merseybeat foi substituído por arranjos bem feitos e lindas letras. As músicas são marcantes e, com a ajuda dos arranjos, que as dão um toque de requinte, se fazem memoráveis. A





Revolver - 1966
Um emaranhado de canções dos mais variados tipos e com Martin "brincando" com os arranjos, que já havia começado em Rubber Soul. Experimentalismo é a palavra da vez. Apesar de ser um disco com seus altos e baixos, ele ainda se faz importante. A





Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band - 1967
Esse foi o primeiro álbum que eu ouvi dos Beatles, em 2005, quando meu irmão deixou ele de bobeira. Eu o levei até o desktop e comecei a ouvir, baixinho. No início, o som das orquestras me deixou impressionado. Eu não sabia que os Beatles eram tão bons assim. E, esse álbum, junto com Abbey Road, demonstra isso. A+




Magical Mystery Tour - 1967
É uma obra-prima desde a primeira faixa. "I am the Walrus" é a única faixa que você tem que ter  a mente aberta para apreciar. De resto, só grandes músicas. A+






The Beatles - 1968
Também conhecido como White Album, The Beatles é um álbum duplo com canções boas e ruins, bem e mal arranjadas ou concluídas e primárias. É um disco para você ouvir depois de ter conhecido grande parte da obra dos "Fab Four". A





Yellow Submarine - 1969
Lado A: inéditas e músicas já lançadas. Lado B: instrumentais feitas por Martin. B-







Abbey Road - 1969
Wow, finalmente, chegou Abbey Road, um álbum impressionante do início ao fim, e onde Paul se faz um grande compositor de temas clássicos (como "You Never Give Me Your Money" e "Golden Slumbers"). Enfim, é um álbum para você ter e ouvir pelo menos uma vez por semana. A+




Let It Be - 1970
Eu concordo com a opinião de Paul, que acha que o erro foi de Spector nos arranjos. Mas, convenhamos, se eles quisessem, teriam feito um grande álbum. A questão é que, infelizmente, todos já estavam noutras fases, com novas carreiras solo e novos interesses, quando esse disco foi lançado. A-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)