Legião Urbana - Uma Outra Estação (1997)

O álbum póstumo Uma Outra Estação foi lançado em 1997, com músicas em sua maioria que ficaram de fora do projeto A Tempestade [B+], originalmente feito para ser um álbum duplo, que foi recusado pela gravadora. Porém, três delas são da época de Renato de Trovador Solitário e algumas gravações de músicas de outros autores.

"Riding Song", a música que abre o álbum, conta com um ritmo forte e depoimentos dos membros da Legião de 1986, onde diziam seus nomes e alguns dados. A canção tem somente dois versos: "eu já sei o que eu vou ser / ser quando eu crescer", numa resposta talvez a "Pais e Filhos", na qual a criança não sabe o que vai ser quando se tornar adulta.

"Uma Outra Estação", cantada com um tímido vocal de Renato e que nos seus arranjos tem até um pianinho, diz "gosto quando estou feliz / gosto quando sorris pra mim", com mensagem dirigida a talvez um amor de Renato. A próxima faixa, "As Flores do Mal", novamente toca no assunto romântico, dizendo "eu quis você e me perdi / você não viu e eu senti". O título faz referência a um livro homônimo de Baudelaire.

"La Maison Dieu" tem uma guitarra pesada que é acompanhada pelo vocal de Russo. Não é uma música muito bonita e eu não a recomendo para ser ouvida, porém, se você for realmente fã da Legião, pode dar uma conferida. "Clarisse", talvez a canção mais conhecida do álbum, trata do suicídio na adolescência. "Clarisse está trancada no banheiro / e faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete", diz sua letra depressiva.

"Schubert Ländler" é uma música composta por Schubert, que foi incluída no álbum por uma razão que até hoje desconheço. "A Tempestade", cantada com um vocal grave de Renato, faz-se uma das mais interessantes da obra. "Veja bem quem eu sou / com teu amor eu quero que sintas dor", diz sua letra. "High Noon", de Dimitri Tiomkin, dá um tom de alegria ao álbum.

"Comédia Romântica", com seu ritmo pop, diz "acho que só agora eu começo a perceber / tudo o que você me disse / pelo menos o que lembro que aprendi com você / está realmente certo". "Dado Viciado", canção que relutaram pra lançar, já que poderiam pensar que era endereçada ao guitarrista da banda, foi na verdade feita por Renato para seu primo, que se viciou nas drogas.

"Marcianos Invadem a Terra", que foi regravada pelo Capital Inicial, diz "diga adeus e atravesse a rua / voamos alto depois das duas / mas as cervejas acabaram e os cigarros também". De arranjos simples, conta somente com a voz e violão de Renato. "Antes das Seis" vem com a frase que até hoje é popular: "quem inventou o amor? Me explica por favor".

"Mariane" foi feita pra uma namorada da juventude de Renato e tem sua letra toda em inglês. A melodia é bem bonita e talvez tenha se inspirado nas canções dos Beatles. "Sagrado Coração", por não ter o registro da voz de Renato, foi lançada apenas o instrumental, que é muito bonito. Como última canção, temos "Travessia do Eixão", de autoria de Nonato Veras e Nicolas Behr, que diz: "fazei com que eu chegue são e salvo na casa da Noélia". E, dessa forma, com uma regravação, acaba o último disco da Legião, que é, com certeza, uma obra que você deve conferir.


  • Avaliação: B+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)