The Beatles - Beatles for Sale (1964)

Injustamente considerado um álbum aquém na discografia dos Beatles, o Beatles for Sale é, para mim, um disco sensacional. Tipo, se tivesse sido lançado por uma banda menor dos anos 1960, teria com certeza sido considerado uma masterpiece. Mas, como é um trabalho da maior banda de todos os tempos, ficou sendo considerado "fraco".

Por ter alguns covers e poucas faixas de sucesso, alguns o têm como um "passo para trás" na discografia do grupo. Isso se deve também porque ele sucedeu o excelente A Hard Day's Night, que tem todas as faixas compostas pela parceria Lennon/McCartney.

"No Reply" já abre o disco muito bem. Além da melodia cativante, tem uma letra que "cumpre seu papel" e fala sobre um rapaz que não obtém resposta de sua amada e, além disso, a vê com outro rapaz.

"I'm a Loser" já antecipa o John Lennon de "Help!". Analisando sua letra, chegamos à conclusão de que o compositor talvez não estivesse nos seus melhores dias. Felizmente, o resultado de seu desabafo gerou uma excelente música.

"I'll Follow the Sun" é uma canção que Paul fez bem mais jovem e que foi retrabalhada para o disco. McCartney a incluiu na setlist de sua turnê de 2005, o que demonstra seu apreço por essa música. Ela tem uma estrutura simples e letra bem descompromissada.

"Eight Days a Week" foi talvez a música que fez mais sucesso do disco. Novamente, o tema de amor, tão explorado na cena merseybeat. Mas isso não quer dizer redundância ou falta de criatividade: era o tema preferido das adolescentes britânicas e americanas da época.

"What You're Doing?" abre com um riff, seguido de um refrão poderoso. Não fez tanto sucesso, mas foi incluída em 2006 por Giles Martin como parte do disco Love, que contém músicas dos Beatles retrabalhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)