War is over!

John and Yoko.
A Guerra do Iraque terminou oficialmente hoje, dia 15 de dezembro de 2011. Como toda guerra, foi injusta e impensada, já começando pelo motivo dado pelos EUA pra invasão do país (em busca de armas nucleares, quando na verdade estavam interessados no petróleo). Depois da queda do ditador, a ocupação do Iraque só tem causado problemas tanto aos invasores quanto ao país invadido.

Se contarem a Guerra Fria como guerra, talvez ela tenha sido a mais extensa dos tempos modernos. Mas se não, a Guerra do Iraque com certeza tem a duração recorde ou está entre as três de mais tempo. Foram oito anos e alguns meses de ocupação. Nesse tempo, houveram várias denúncias de abusos por parte dos soldados americanos, que obrigavam os reféns a tirar a roupa, se empilharem uns nos outros, entre outros absurdos.

E aqui vai mais uma promessa de Obama que se concretiza. Mas temos que concordar que isso ocorreu tarde, não? Porque o primeiro mandato dele acaba em 2012, ou seja, ele fez isso no limite. Por pouco ele não conseguiria cumprir o prometido. Só que o que temos a fazer agora é agradecer a ele por ter tomado essa atitude, ainda que tardia.

Em termos de gestão, o governo Obama está fazendo muito mais pelo povo americano (e pra humanidade como um todo), do que o governo Bush. Pensando bem, seu antecessor quase não fez mudanças significativas, menos ainda pra melhorar algo. E dessa forma eu continuo com meu favoritismo a presidentes democratas do que republicanos. Talvez um dia isso se reverta, mas até agora tenho visto mais prós do que contras pra sustentar minha opinião.

Grande abraço e uma ótima quinta-feira pros leitores do blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Chico Buarque

Discografia comentada: Caetano Veloso

Karma - Karma (1972)