Elton John - Goodbye Yellow Brick Road (1973)



Entre os grandes artistas mundiais, há vários que atingem uma fama por um tempo e que, depois, não conseguem manter. São poucos os que permanecem firmes em questão de popularidade por algumas décadas. São mais raros ainda os que viram mitos, lendas vivas. Nesse último grupo que citei, com certeza se encontra Reginald Kenneth Dwight, mais conhecido como Elton John.

Elton conseguiu, durante a década de 1970, lançar álbuns antológicos, nos quais fez melodias inspiradas que, juntando-se com as letras de seu parceiro Bernie Taupin, viraram clássicos de fácil assimilação popular. “Your Song”, “Rocket Man” e “Daniel” estão entre esses clássicos. Fez parcerias com nomes de peso como John Lennon e lotou shows gigantescos na Inglaterra e Estados Unidos.

Quanto aos álbuns, talvez o que tenha feito mais sucesso tenha sido o duplo Goodbye Yellow Brick Road, que contribuiu significativamente para provar a genialidade de Elton. Com sua capa e título bem chamativos, conseguiu a proeza de vender trinta milhões de cópias ao redor do mundo e entrar em várias listas e livros de melhores álbuns, como o “1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer”.

Elton, quando fez o álbum, já era um artista consagrado. Em seu portfólio, já tinham álbuns como Elton John, de 1970, Madman Across the Water, de 1971, e Honky Château, de 1972. Porém, Elton queria mais e não foi humilde na ambição do projeto. Conseguiu fazer algo bem diferente do que tinha feito até então e agradar tanto o público como a crítica (apesar de, na ocasião do lançamento, ter gerado algumas críticas negativas).

Elton compôs a maioria das melodias do álbum em pouquíssimo tempo, enquanto estava hospedado no hotel Pink Flamingo, na Jamaica. Ele pretendia gravar o álbum lá, mas uma soma de fatores (como a violenta tensão política, devido à pobre situação econômica do país), o fizeram gravar no “Château d'Hérouville”, na França. No início, o disco não era pra ser duplo, mas a grande quantidade de canções obrigou o artista a mudar de ideia. Depois de um intenso mês de trabalho, o álbum foi lançado em outubro de 1973.

O disco abre em grande estilo, com a antológica ”Funeral for a Friend/Love Lies Bleeding”, que futuramente abriria os shows de Elton. A primeira parte da música é instrumental e Elton a compôs pensando no tipo de música que gostaria que fosse tocada em seu funeral. E, realmente, é um tanto macabra. Já a segunda parte, é bem animada. No início, eram para ser canções separadas, mas, já que a primeira termina e a segunda começa na mesma tonalidade (Lá maior), surgiu a ideia de juntá-las.

A charmosa “Candle in the Wind”, feita para Marilyn Monroe, nos obriga a dizer: o cara sabe emocionar seus ouvintes! Mais tarde, a música teria sua letra alterada, para homenagear a saudosa princesa Diana. Bernie Taupin, em uma entrevista, disse que a letra é sobre “a ideia de fama ou juventude sendo interrompida no início da vida”.

“Bennie and the Jets” é animada, começando com um efeito de plateia (apesar de a canção ter sido gravada em estúdio). Elton achava a música bem estranha e não queria que ela fosse lançada como single. Apesar disso, a música é uma das preferidas do álbum para os fãs de Elton, o que leva o artista a eventualmente tocá-la ao vivo.

A faixa-título é talvez a mais bonita música do álbum. Melancólica, o conceito da “Estrada dos Tijolos Amarelos” veio do filme O Mágico de Oz, em que a personagem Dorothy e seus amigos são instruídos a seguirem uma estrada à procura de um mágico (esse filme foi um dos primeiros que Bernie Taupin assistiu). Seu estilo musical e produção influenciaram muito o soft rock dos anos 1970.

Pra fechar as músicas que estou destacando do álbum, temos “Saturday Night's Alright for Fighting”, um glam rock frenético e sua letra fala sobre uma noite de farra em uma cidade em que o narrador quer ficar bem bêbado. Esse single alcançou a posição número 7 na Inglaterra e a número 12 nos EUA.

Para concluir essa revisão, tenho a dizer que este é meu álbum preferido do artista. Acho que nele, tanto o melodista quando o letrista foram coerentes nas mensagens que quiseram passar e conseguiram alcançar um resultado extremamente satisfatório. É, com certeza, um dos melhores álbuns dos anos 70.

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