Caetano Veloso - Cinema Transcendental (1979)

Nota: este texto foi originalmente postado por mim no Facebook em 11 de agosto de 2018, como parte de um "desafio" de se publicar uma revisão de discos importantes na minha vida diariamente, durante dez dias. O texto original é o que segue.

Hoje vou falar de um disco fantástico, o melhor de Caetano Veloso (na minha modesta opinião) e um dos melhores da MPB: o grande Cinema Transcendental.

Lançado em 1979, fecha a década de 1970 em grande estilo, terminando uma espécie de "trilogia fantástica" de Caetano, da qual também fazem parte os álbuns Bicho e Muito. Nessa época, o músico deixou de lado o experimentalismo de discos como Araçá Azul e Jóia, concentrando-se em fazer bonitas letras e melodias.

Uma coisa que eu noto também é que as letras nesse álbum estão mais simples do que o padrão de Caetano (com exceção da muito complexa "Cajuína"), um processo parecido com o que aconteceu com Bob Dylan em álbuns como Nashville Skyline e New Morning. Caetano é amplamente conhecido por fazer letras bem complexas, algumas que ficam até inacessíveis ao grande público. Só que, nesse trabalho, deu uma relaxada, soltando versos simples (e lindos) como "és um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho / tempo, tempo, tempo, tempo / vou te fazer um pedido".

Agora, vamos às recomendações. "Lua de São Jorge" é com certeza uma delas, com sua melodia cativante. É impossível não se animar com seus versos, que dizem "Lua de São Jorge, lua deslumbrante / azul verdejante, cauda de pavão...". "Oração ao Tempo" é outro ponto alto, também bastante conhecida nos dias de hoje pela gravação da cantora Maria Gadú.

"Beleza Pura" (também gravada pelo Skank para um novela da Globo), tem uma letra até meio cômica e um ritmo frenético. E, claro, o grande clássico desse álbum: "Cajuína". Como já citei, tem uma letra bem complexa, junto de um ritmo de baião. Contrariando a poesia ser de difícil acesso, fez bastante sucesso nas rádios da época.

E, assim, termino essa review, recomendando fortemente que você confira essa grande obra do Caetano Veloso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Caetano Veloso

Discografia comentada: Chico Buarque

Karma - Karma (1972)