Radiohead - The Bends (1995)

Nota: este texto foi originalmente postado por mim no Facebook em 23 de julho de 2018, como parte de um "desafio" de se publicar uma revisão de discos importantes na minha vida diariamente, durante dez dias. O texto original é o que segue.

Hoje eu tive uma dúvida cruel: se postava sobre esse disco ou o OK Computer. Na última hora, percebi que o The Bends contém mais músicas que me agradam, comparado com a que é comparada a verdadeira obra-prima da banda. Então, trago esse álbum no post de hoje.

Lançado em 1995, após uma estreia que dividiu opiniões (com o disco Pablo Honey), Thom Yorke e sua turma conseguiram fazer um álbum um tanto acústico e com muitas partes interessantes.

O disco já abre com muita qualidade, com a "Planet Telex", que cita "everything is broken / everyone is broken". Segundo o que me disse certo dia meu amigo Thony Allef Santos, a letra parece ser um protesto com o fato de sempre olharmos para o que não temos e nunca estarmos satisfeitos com o que temos. Então, parece estar tudo sempre "quebrado".

O vocal suave de Thom acalma a alma até quando o ritmo é agitado. A serena "Fake Plastic Trees" é a preferida de muitos, com aquela parte aguda que arrepia! A minha favorita é algo entre ela, a muito subestimada "Nice Dream" e "Black Star".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discografia comentada: Caetano Veloso

Discografia comentada: Chico Buarque

Karma - Karma (1972)